/* Google Analytics */ /* Google Analytics */

quarta-feira, outubro 06, 2010

Elio Gaspari: nem Eremildo iria tão longe


Elio Gaspari um dia foi jornalista, hoje em dia não é mais. A partir do momento que um jornalista, quem quer que seja, acha que a verdade não deve ser dita, ainda mais em época eleitoral, é o momento de o indivíduo ou tomar o caminho de casa ou deixar bem claro a seus leitores o que vai em sua cabeça.

Há muito que Elio Gaspari vem se aproximando de um jornalismo "de risco", daquele tipo que vai manipulando a verdade, torcendo dados, tal como um estatístico mal intencionado, até que eles sirvam a seus propósitos.

A última do Gaspari é o que vai abaixo e que foi publicado no jornal "O Globo" na última edição dominical.

"A falta de Ruth

Se Ruth Cardoso estivesse viva, a charanga do tucanato não teria tomado o caminho da baixaria que atribuiu a Dilma Rousseff a defesa da legalização do aborto.

Ela nunca se associou a esse tipo de tática eleitoral. Vale lembrar que seu marido também nunca jogou esse jogo.”

Assim como existe entre nós o respeito que nos impede falar mal dos mortos, talvez Gaspari também devesse exercitar o respeito de não colocar palavras na boca de quem não está aqui para confirmar.


Se ele, Gaspari, sentiu-se incomodado porque o tema aborto finalmente veio à tona em uma campanha presidencial, pois que diga isto com todas as letras, não lhe faltará jornal para publicar seus chiliques, não faltará feminista/abortista para divulgar suas palavras em sites e nas mídias sociais. Invocar os mortos porque lhe falta a coragem para admitir seu incômodo é que pega muito mal.


E, de mais a mais, porque o assunto aborto é "baixaria"? Por que os brasileiros não teriam o direito de saber as idéias da terrorista impenitente Dilma Rousseff sobre esta prática hedionda que é o aborto?


Se Dilma Rousseff se sente incomodada com o tema, pois que venha ela própria a público e diga tal coisa, mas penso que o que ela não necessita é de jornalista chamando de "baixaria" um tema que é discutido em inúmeras democracias mundo afora. Na maior delas, nos EUA, o tema jamais sai de pauta. Curioso que cá entre nós um jornalista respeitado como Gaspari use sua pena para chamar de "baixaria" que a população tenha acesso a tal informação.


Se Ruth Cardoso era e Fernando Henrique é favorável ao aborto, como a quase totalidade dos esquerdistas são, isto era e é lá com eles, e isto explica bem porque eles jamais quiseram que o tema viesse à tona. Mas agora que finalmene o tema aparece vem Gaspari gritar "Baixaria!"?


Mas independente da opinião de Gaspari sobre o assunto, que é irrelevante e panfletária, o que salta mais aos olhos é que ele abandonou tanto o caminho da verdade que esquece até de uma checagem básica dos fatos em seu curtíssimo texto. Dilma Rousseff já deu inúmeras declarações sobre ser favorável à legalização do aborto e isto está disponível em qualquer consulta básica feita pela internet, chegando mesmo a chamar de "absurdo" que o aborto não seja descriminalizado no Brasil.


Ou seja, noves fora (como o próprio Gaspari gosta de escrever) o que resta mesmo é que Gaspari falou uma besteira tamanha que faria Eremildo, o personagem idiota que ele próprio criou, corar de vergonha.


É isto o que acontece quando um jornalista resolve deixar os fatos de lado... Vai de respeitável a abaixo de um Eremildo em um piscar de olhos.

Nenhum comentário: