/* Google Analytics */ /* Google Analytics */

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Dia de Santa Josefina Bakhita!


"Se tivesse hoje a oportunidade de encontrar os mercadores de escravos que me capturaram e até mesmo aqueles que me torturaram, eu ajoelharia e beijaria suas mãos, pois se isto não tivesse acontecido, eu, hoje, não seria cristã e religiosa."

A frase acima é de Santa Josefina Bakhita. Sobre esta santa admirável, como são todos os santos, S.S. Bento XVI dedicou um trecho de sua mais recente Encíclica, Spes Salvi, a nos ensinar sobre sua vida e a "esperança".

"Refiro-me a Josefina Bakhita, uma africana canonizada pelo Papa João Paulo II. Nascera por volta de 1869 – ela mesma não sabia a data precisa – no Darfur, Sudão. Aos nove anos de idade foi raptada pelos traficantes de escravos, espancada barbaramente e vendida cinco vezes nos mercados do Sudão. Por último, acabou escrava ao serviço da mãe e da esposa de um general, onde era diariamente seviciada até ao sangue; resultado disso mesmo foram as 144 cicatrizes que lhe ficaram para toda a vida. Finalmente, em 1882, foi comprada por um comerciante italiano para o cônsul Callisto Legnani que, ante a avançada dos mahdistas, voltou para a Itália. Aqui, depois de « patrões » tão terríveis que a tiveram como sua propriedade até agora, Bakhita acabou por conhecer um « patrão » totalmente diferente – no dialecto veneziano que agora tinha aprendido, chamava « paron » ao Deus vivo, ao Deus de Jesus Cristo. Até então só tinha conhecido patrões que a desprezavam e maltratavam ou, na melhor das hipóteses, a consideravam uma escrava útil. Mas agora ouvia dizer que existe um « paron » acima de todos os patrões, o Senhor de todos os senhores, e que este Senhor é bom, a bondade em pessoa. Soube que este Senhor também a conhecia, tinha-a criado; mais ainda, amava-a. Também ela era amada, e precisamente pelo « Paron » supremo, diante do qual todos os outros patrões não passam de miseráveis servos. Ela era conhecida, amada e esperada; mais ainda, este Patrão tinha enfrentado pessoalmente o destino de ser flagelado e agora estava à espera dela « à direita de Deus Pai ». Agora ela tinha « esperança »; já não aquela pequena esperança de achar patrões menos cruéis, mas a grande esperança: eu sou definitivamente amada e aconteça o que acontecer, eu sou esperada por este Amor. Assim a minha vida é boa. Mediante o conhecimento desta esperança, ela estava « redimida », já não se sentia escrava, mas uma livre filha de Deus. Entendia aquilo que Paulo queria dizer quando lembrava aos Efésios que, antes, estavam sem esperança e sem Deus no mundo: sem esperança porque sem Deus. Por isso, quando quiseram levá-la de novo para o Sudão, Bakhita negou-se; não estava disposta a deixar-se separar novamente do seu « Paron ». A 9 de Janeiro de 1890, foi baptizada e crismada e recebeu a Sagrada Comunhão das mãos do Patriarca de Veneza. A 8 de Dezembro de 1896, em Verona, pronunciou os votos na Congregação das Irmãs Canossianas e desde então, a par dos serviços na sacristia e na portaria do convento, em várias viagens pela Itália procurou sobretudo incitar à missão: a libertação recebida através do encontro com o Deus de Jesus Cristo, sentia que devia estendê-la, tinha de ser dada também a outros, ao maior número possível de pessoas. A esperança, que nascera para ela e a « redimira », não podia guardá-la para si; esta esperança devia chegar a muitos, chegar a todos."


Apenas uma amostra do sofrimento que Santa Josefina Bakhita passou nas mãos de seus senhores, segundo seu próprio relato:

"Uma mulher habilidosa nesta arte cruel (tatuagem) veio à casa principal... nossa patroa colocou-se atrás de nós, com o chicote nas mãos. A mulher trazia uma vasilha com farinha branca, uma vasilha com sal e uma navalha. Quando terminou de desenhar com a farinha, a mulher pegou da navalha e começou a fazer cortes seguindo o padrão desenhado. O sal foi aplicado em cada ferida... Meu rosto foi poupado, mas 6 desenhos foram feitos em meus seios, e mais 60 em minha barriga e braços. Pensei que fosse morrer, principalmente quando o sal era aplicado nas feridas... foi por milagre de Deus que não morri. Ele havia me destinado para coisas melhores."

Esta mulher, que tudo isto passou, viveu para ver dias melhores, para ter um encontro com seu "Mestre". Acrisolada na escola do sofrimento, Santa Bakhita é um exemplo da esperança cristã, da esperança transformadora, da esperança que contra tudo espera e aguarda nosso "destino para coisas melhores". É a verdadeira esperança de quem se sabe amado e jamais esquecido, de quem sabe que há um Pai Altíssimo que cuida de todos nós.


Incorruptível

Santa Josefina Bakhita está entre os santos cujo corpo não sofreram corrupção após a morte.


Oração à Santa Josefina Bakhita:

Oh Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós.

Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor, de situação social.

Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência.

Pede agora ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (indicar o pedido...).

Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Salve Santa Josefina Bakhita!

13 comentários:

Anônimo disse...

Rogai por nos! Nao conhecia a historia desta santa. Fico feliz (e ao mesmo tempo um tanto chocado com tanto sofrimento) que apesar de tudo, Bakhita encontrou a esperenca definitiva.

Esta santa, e tantos outros, me fazem corar diante de meus pequenos sofrimentos e "perseguicoes".

Realmente, ainda nao sei de nada!

Anônimo disse...

Santa Bakhita foi introduzida a mim por uma amiga que o pai e devoto da santa. Eu tenho o santinho em minha carteira, e quando preciso de uma ajuda impossivel e rapida, faco a oracao e a juda vem em minutos. Ela e poderosa e ajuda a todos que necessitam em momentos dificeis. Continuo e continuarei rezando por ela e pedindo sua protecao.

Anônimo disse...

Conhecí Santa Josefina há alguns anos e recortei sua foto, plastifique e coloquei no bolso. Depois fui pesquisar a sua história e aí a consagrei como a minha "verdadeira mãe". A partir daí tenho a certeza de que "ela" está sempre ao meu lado, me inspirando, me protegendo, me iluminando nos momentos difíceis. Que a "Santa Morena" nas planuras celestes interceda junto ao PAI, por todos nós, que recorremos a Vós.
Wilson Gurgel
Fortaleza - Ceará.

Anônimo disse...

Rogai por nós! Estou muito grata a Santa Josefina Bakhita, por graça alcançada em 2006, conforme TESTEMUNHO MILAGROSO em meu blog:
http://rseta.spaces.live.com
Seu semblante é algo verdadeiramente puro, generoso e humilde. Uma pessoa que veio ao mundo para fazer o bem.

Anônimo disse...

Rogai por nós! Estou muito grata a Santa Josefina Bakhita, por graça alcançada em 2006, conforme TESTEMUNHO MILAGROSO em meu blog:
http://rseta.spaces.live.com
Seu semblante é algo verdadeiramente puro, generoso e humilde. Uma pessoa que veio ao mundo para fazer o bem.

Marina disse...

Numa missa que sempre frequento na Capela de Nossa Senhora do Bom Parto -Centro RJ.ouvia sempre o Frei Eli pedir sua intercessão.
Fiquei curiosa e pesquisei sua história, e que história.
Que maravilha vou pedir sua intercessão por mim.
Marina

MARISA TANIA disse...

Rogai por nós!Não conhecia a história desta santa, quem me falou sobre ela foi Pe Fabio Joseph, logo me apaixonei por ela, mais também fiquei impressionada com tanto sofrimento, depois disso começei a interceder por ela, e fui atendida diversas vezes. Aqui na minha comunidade existe uma reliquia dela, que estamos divulgando para mais pessoas, e nós chegando os testemunhos de graças alcançadas, estou muito feliz por ter uma Santa tão podereosa junto do Pai intercedendo por mim.Amém

Unknown disse...

Conheci a história da existência de Santa Josefina Bakhita, através da leitura da revista dos Arautos do Evangelho, fiquei devoto desde então,sempre rezo sua oração,comento com outras pessoas sobre ela e estou precisando de uma grande graça e sei que vou alcançar.
Santa Josefina Bakhita intercedei por nós.Amém

Anônimo disse...

Conheci e gostei muito de Santa
Josefina Bakhita, espero alcançar uma graça através de Seu intermedio.
Amém.

Anônimo disse...

QUE MARAVILHA. SANTA BAKHITA E TODOS OS SANTOS SÃO MUITO BONITOS. QUE MILAGRE ESPETACULAR O QUE DEUS FAZ DE ALGUNS FICAREM COM OS CORPOS INCORRUPTOS. É PARA MOSTRAR QUE SÓ DEUS É O SENHOR DO CÉU E DA TERRA.

manoel jorge disse...

Santa Josefina Bakhita uma prova que DEUS é poderoso.

Dayse ribeiro disse...

esta santa entrou na minha vida do nada,um dia no poupatempo uma pessoa me deu sua imagem e eu que catolica nao consegui indentificar esta santa,ai fiquei intrigada e resolvi perquisar,neste momento encontrei uma santa de amor coragem eacima de tudo de muita perseveranca ,rogai por nos!para que possamos seguir nesse mundo com tantas tribulacoes onde so a senhora passou
ame!!

Sonia Cristina disse...

A primeira vez que vi Santa Bakita foi na Igreja da Praia Grande, onde há um quadro dela, muito lindo. Peguei também um santinho depositado na entrada da igreja , e fui pesquisar a vida dessa que tantos sofrimentos passou. Hoje sou devota, já fiz varios pedidos e elka sempre vem em meu auxilio, intercedendo junto a Deus ( seu Patrão) em tudo que lhe peço. Ganhei sua imagem de tanto que falo dela para meus amigos e também o filme sobre sua vida. é lindo.......
Santa Bakita, rogai por nos.