/* Google Analytics */ /* Google Analytics */

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Assessoria da CNBB diz o óbvio


O mais impressionante em toda esta confusão sobre o DVD da Campanha da Fraternidade é que quem deveria lhe dar a devida importância, não está ligando muito para o assunto. Vamos ao fatos escandalosos:

  • Uma conhecida militante pró-aborto gravou um depoimento para ser divulgado no DVD;
  • Este depoimento foi dado a convite da Verbo Filmes;
  • A Verbo Filmes é de propriedade dos Missionários do Verbo Divino, uma congregação católica;
  • Este DVD foi comercializado com o nome da CNBB e, em sua capa, constava a mesma imagem constante do cartaz oficial da CF 2008;
  • Mesmo após a ordem da CNBB para o recolhimento da 1a. edição, no qual constava o depoimento de Dulce Xavier, militante pró-aborto, o produto ainda podia ser comprado livremente em várias livrarias católicas;
  • A CNBB até o momento não deu qualquer declaração pública sobre o assunto;
  • A Verbo Filmes até o momento tampouco deu satisfação aos fiéis católicos. Muito pelo contrário, quando todo este assunto veio à tona, o Sr. Nelson Tyski e "um outro padre" verbita, segundo as palavras da sra. Dulce Xavier, apressaram-se em ligar para a militante pró-aborto para pedir desculpas por serem obrigados a retirarem seu depoimento do DVD.

Sim, a CNBB, apesar de todos estes fatos escandalosos e que são, claro está, uma verdadeira sabotagem da CF 2008, não achou por bem emitir uma única nota aos fiéis católicos sobre o ocorrido, nem mesmo para alertar aos que inadvertidamente compraram a 1a. edição da obra produzida pela Verbo Filmes.

Tivemos acesso a uma carta enviada pelo Pe. Geraldo Martins, da assessoria de imprensa da CNBB, ao pessoal do Veritatis que havia encaminhado uma carta à CNBB cobrando providências sobre o assunto. Eis o texto da mensagem (o original e a resposta do Veritatis pode ser lido em http://www.veritatis.com.br/article/4717):


==================================================

De: "Pe. Geraldo Martins Dias - Assessoria de Imprensa CNBB"

Para: Alessandro Lima

Data: 15/01/2008 14:14

Assunto: RES: Sobre a participação da Sra. Dulce Xavier (Católicas pelo Direito de Decidir) em DVD da CF2008


Caro professor Alessandro,
paz no Senhor!

De fato, a Verbo Filmes produziu um DVD sobre a CF-2008 no qual incluiu a palavra do movimento Católicas pelo Direito de Decidir. O vídeo não é iniciativa da CNBB e não faz parte do material oficial da CF-2008. Tal como a Verbo Filmes, vários Regionais, Dioceses, Congregações, Editoras e Produtoras de Rádio e TV católicas também produzem subsídios, não só para a CF, mas para os diversos momentos do Ano Litúrgico. Todos têm autonomia para isso desde que deixem claro não se tratar de material oficial da CNBB.

No caso do vídeo da Verbo Filmes, tão logo soube do ocorrido, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, solicitou à produtora o recolhimento do material comercializado, uma vez que o vídeo comprometia a CNBB por trazer sua logomarca. A Verbo Filmes fez, imediatamente um recall e produziu uma segunda edição, sem o referido conteúdo.
====================================================

Cabe agora perguntar: é esta a posição oficial da CNBB? É apenas isto que esta entidade julga necessário dizer sobre este assunto?


Uma produtora de vídeo envolve a CNBB e a Igreja em um escândalo e a CNBB acha que o problema foi resolvido apenas com a produção de uma 2a. edição? Não é necessária a apuração de responsabilidades? Não é necessária uma satisfação aos fiéis?


Há autonomia para que vários outros entes produzam "subsídios" para a Igreja no Brasil sem que haja o mínimo de controle da qualidade do que é produzido?


O que poderia nos levar a pensar que isto não se repetirá?
Das palavras do Pe. Geraldo podemos tirar que se a Verbo Filmes simplesmente tivesse retirado o logo da CNBB, tudo ficaria bem e a propagando pelo aborto poderia ser feita livremente.

Sabemos que a CNBB não tem autonomia sobre as decisões da Verbo Filmes e dos Missionários do Verbo Divino, mas não caberia que a entidade pressionasse esta congregação e sua produtora de vídeo para saber os motivos do convite feito a uma militante pró-aborto a ser veiculado em um DVD para uma Campanha da Fraternidade? Não caberia que a CNBB publicamente mostrasse sua insatisfação com o acontecido e cobrasse, também publicamente, à Verbo Filmes e aos Missionários do Verbo Divino os devidos esclarecimentos sobre todo o assunto?


A CNBB não preza pela qualidade das iniciativas que levam seu logotipo, apenas atuando quando este se mostram insatisfatórios - para dizer o mínimo?

***

Ou seja, há inúmeras questões a serem respondidas tanto pela CNBB quanto pela Verbo Filmes e pela Congregação do Verbo Divino. Até o momento não há uma mísera tentativa de esclarecimento de toda esta confusão. A mensagem do Pe. Geraldo é completamente insatisfatória... Nada apura, nada justifica, nada esclarece. Limita-se a dizer o óbvio: que os DVD da 1a. edição foram recolhidos.

Isto todos já sabemos.

Isto é o óbvio.

2 comentários:

Fabrício L. Ribeiro disse...

Talvez o silêncio seja um claro sinal de que preferem não correr o risco de falar besteira.

Simplesmente não sabem o que dizer. Veja o tamanho do buraco!

Deus tenha misericórdia de todos nós!

Paz e Bem!

Antipríncipe disse...

Há muito que a CNBB vem tendo comportamento estranho. Esta entidade precisa passar por uma reformulação. Para o bem do catolicismo no Brasil.