/* Google Analytics */ /* Google Analytics */

terça-feira, janeiro 15, 2008

Roguem por nós e por seus filhos espirituais, Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz.



Neste 15 de janeiro, a Igreja comemora o dia de Santo Arnaldo Janssen (foto à direita). Sacerdote exemplar, incansável na busca pelo bem das almas e pelo bem da Igreja. O fervor missionário que ardia em seu coração, o levou a fundar a congregação que no Brasil é conhecida como Missionários do Verbo Divino, os Verbitas.

Pobres verbitas! Podemos imaginar a Ira Santa de Santo Arnaldo se ele soubesse o que andam aprontando certos membros de sua congregação. É bom que se deixe claro que temos certeza de que grande parte dos verbitas não compartilham dos, digamos assim, "ideais" de certos membros.

Como já vem sendo divulgado por algumas mensagens e em alguns sites (http://diasimdiatambem.wordpress.com/, do meu amigo Wagner Moura e que faz uma excelente conbertura), foi descoberta a trama que levou ao convite da Sra. Dulce Xavier para dar seu "ponto de vista" em um DVD que seria produzido como material de divulgação para a Campanha da Fraternidade de 2008, cujo tema é "Escolhe, pois, a Vida".

O convite, segundo mensagens trocadas e que podem ser lidas na lista de comunicação das CDD, partiu do Sr. Nelson Tyski, da Verbo Filmes, empresa responsável pela produção do DVD para a CF 2008. Esta empresa é de responsabilidade dos Missionários do Verbo Divino, os Verbitas.

http://br.groups.yahoo.com/group/cdd-br/message/1906
http://br.groups.yahoo.com/group/cdd-br/message/1917
http://br.groups.yahoo.com/group/cdd-br/message/1922

Por esta Santo Arnaldo não esperava... Como ele iria imaginar que seus missionários, que ele com tanto zelo cuidava para que tivessem uma excelente formação, iriam, aqui no Brasil, fazer a triste figura de contribuir contra a causa da Vida?

Na própria página dos verbitas, podemos ler na apresentação da Verbo Filmes:

"O conteúdo de suas produções encontra consonância com as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil e com o carisma da Congregação do Verbo Divino: a inclusão social dos pobres, a valorização das culturas, a formação popular e a promoção do ecumenismo e da cultura de paz."

Será mesmo que a Verbo Filmes imagina que chamar pessoas favoráveis ao aborto é contribuir para a "ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil"?

Pelo jeito, sim. Após pressão da CNBB para que a declaração de Dulce Xavier fosse retirado do DVD, os verbitas produziram uma nova edição, agora sem a declaração polêmica. Mas podemos ver que o fizeram muito a contragosto. Eis mais uma mensagem retirada da lista das CDD:


http://br.groups.yahoo.com/group/cdd-br/message/2151

Destaco:

"
(...) O DVD é divulgado com o Logo da CNBB e a ordem religiosa, segundo seus responsáveis, não teve alternativa a não ser ceder diante da pressão, apesar de reconhecer a necessidade de considerar outros argumentos além dos "oficiais"."

"Os verbitas reconhecem a necessidade de ouvir as várias posições sobre o tema (...)"

"O Nelson e outro padre (que não me lembro o nome) pediram desculpas e reforçaram o entendimento deles sobre a necessidade de um debate sobre estas questões, considerando a prática real dos/das católicos. E ainda chamaram a atenção para a disputa de poder interna dentro da IC."

É isto aí! Para a Verbo Filmes e certos verbitas, é muito natural que abortistas falem em DVD de uma campanha contrária ao aborto. É muito natural que sejam ouvidos os (pseudo-?) argumentos da parte que quer o "direito" de matar crianças no ventre das mães.

E, como não poderia deixar de ser, os verbitas contactados pelas CDD ainda chamam a atenção para o fato que tudo se deve a uma disputa pelo poder dentro da Igreja. É isto mesmo! Querer impedir que milhões de crianças acabem na lata do lixo virou agora questão de luta de classes, virou apenas um pretexto para uma mesquinha luta pelo poder. E isto após o Papa em tempos recentes ter exortado os católicos a considerar a inviolabilidade da vida humana desde sua concepção até seu fim natural como um princípio inegociável.

Mas há certos verbitas que pensam que o mais correto é negociar com ONGs abortistas, que o ponto de vista delas, que é tão pouco conhecido, merece mais divulgação do que já tem na grande mídia.

Padre Arnaldo Janssen foi canonizado em 5 de outubro de 2003. Na mesma cerimônia, foi também declarado santo Pe. José Freinademetz (foto à esquerda), missionário que se preparou para a dureza da vida missionária em território chinês no instituto recém criado por Pe. Arnaldo.

No próximo dia 28 de janeiro, lembraremos os 100 anos de retorno para a Casa do Pai de São José Freinademetz. Em 2009, será a vez de recordarmos a memória de 100 anos da entrada de Santo Arnaldo no Paraíso.

São datas importantes para a Igreja Católica, são datas importantes para os verbitas. Pena que certos membros da congregação tenham decidido comemorar o centenário de seu santo fundador e de um seu irmão igualmente elevado à glória dos altares de uma forma tão pouco de acordo com o zelo missionário que sempre animou seus santos.

Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, rogu
em por nós!
Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, roguem por seus filhos espirituais!

Um comentário:

Fabrício L. Ribeiro disse...

Excelente, amigo William. Se me permite, colocarei este blog nas indicações do Palavras Apenas...

Não desista, irmão.

Paz e Bem!